segunda-feira, 6 julho 2020

João Doria é o novo governador de São Paulo

O empresário, jornalista e publicitário João Agripino da Costa Doria Junior de 60 anos de idade é o novo governador do Estado de São Paulo.
Com 95,35% das urnas apuradas, João Doria (PSDB) tem 51,73% e Márcio França (PSB) tem 48,27%.
Antes de ter sido prefeito da cidade de São Paulo, Doria ficou conhecido por ser entrevistador em talk-shows, palestrante e organizador de eventos empresariais.

Doria ingressou na vida pública como Secretário de Turismo de São Paulo e presidente da Paulistur (1983–86), no governo Mário Covas, e presidente da Embratur (1986-88), no governo José Sarney, ambas empresas estatais da área do turismo. Não teve outro cargo público até se tornar prefeito de São Paulo, trinta anos mais tarde.

Em 2016, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo logo no primeiro turno, fato inédito na história da cidade desde as eleições municipais de 1992, ano em que foram realizadas as primeiras eleições municipais em dois turnos no Brasil.
Depois de dois anos como prefeito, renunciou ao cargo para se lançar candidato ao governo do Estado. Foi o candidato mais votado no primeiro turno da eleição de 2018, com 31,77% dos votos válidos.