Suzano terá um Centro de Segurança Integrada com 60 câmeras espalhadas pela cidade

Em entrevista a um jornal de Suzano, o prefeito da cidade Rodrigo Ashiuchi (PR) anunciou que o município será contemplado no início de 2019 com um Centro de Segurança Integrada (CSI), inspirado no modelo que já existe hoje na cidade de Guararema.
Segundo Ashiuchi, o futuro CSI contará inicialmente com até 60 câmeras de segurança que serão instaladas nas principais vias de acesso aos bairros de Suzano, que 30 guardas serão contratados para reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e para suprir a demanda do novo equipamento público.
O núcleo será instalado na Rua Paraná, região central de Suzano, no mesmo prédio que abrigou a Câmara de Vereadores da cidade, anexo ao Paço Municipal.

Sobre o CSI de Guararema

Inaugurado no dia 24 de junho de 2016, o CSI da cidade de Guararema tornou-se referência em segurança pública em todo o país e recebe diariamente visita de representantes de diversos municípios e membros das Polícias Militar e Civil.

Nos últimos dois anos, Guararema registrou queda nos crimes de Furto e Roubo de objetos e de veículos em comparação com os dois anos antes da inauguração do CSI. No caso dos crimes de Roubo a queda chegou a 43,16%. O Furto de Veículos sofreu uma queda de 28,94%.

Atualmente, com os investimentos da Prefeitura de Guararema, o sistema de monitoramento dispõe de mais de 100 câmeras espalhadas pela região central e principais entradas e saídas da cidade. Com o trabalho e monitoramento diário em tempo real, 24 horas, de uma equipe formada por funcionários dos departamentos de Trânsito e Fiscalização da Prefeitura e policiais militares, é possível flagrar e combater situações de furto, vandalismo, tráfico de entorpecentes, estelionato, desinteligência, roubo, comércio ambulante entre outros; além do auxílio à Polícia Civil na investigação, captura e identificação de foragidos da Justiça e de veículos envolvidos em crimes.