terça-feira, 27 outubro 2020

Deixando a gratidão de lado, Ashiuchi manda embora seu principal apoiador na vida política

O prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR) demitiu na última segunda-feira (05) o Secretário de Meio Ambiente de Suzano Carlos Watanabe.

Watanabe foi um dos apoiadores mais ferrenhos de Ashiuchi desde a época que o atual prefeito ainda pleiteava uma eleição para o cargo de vereador de Suzano.

Carlos Toshiharo Watanabe tem 75 anos e nasceu em Onda Verde, município do interior do Estado de São Paulo. É casado há 49 anos com Tamiko Yokota Watanabe e tem três filhos, o médico Maurício, de 47 anos; a procuradora do Estado de São Paulo Cíntia, de 46, e o médico Ricardo, de 42 anos; além de seis netos: de 15, 12, 11, 10, 9 e 8 anos.

É formado em Medicina, pela Universidade de São Paulo (USP). Já no Hospital das Clínicas de São Paulo, fez residência em Cirurgia-Geral e especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia.

Seu primeiro contato com Suzano foi em 1968, quando começou a trabalhar, ainda como estudante de Medicina, na Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde atuou por pouco mais de quatro anos. Passou a morar no município em 1972.

Logo, com alguns amigos, que também eram médicos, montou a Clínica Campos Salles, que, depois de seis anos de prestação de bons serviços, ganhou novos contornos e se transformou no Hospital e Maternidade Campos Salles. A unidade funcionou em Suzano sob esse nome até 2003.

Na Diretoria-Executiva da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano já foi secretário, e do Rotary Club de Suzano faz parte desde 1974.

Em 1987, fundou em Suzano o PL, partido do qual foi filiado até 2003. Em 2005, foi nomeado secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. No cargo, permaneceu por um ano, aproximadamente. De 1º de janeiro de 2017 até ontem (5 de novembro de 2018), atuou como secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano.

Em entrevista do jornal Diário de Suzano, o prefeito disse que a demissão seria por questões “técnicas”, mas no lugar do Watanabe, na Secretaria de Meio Ambiente, assume interinamente o ator e jornalista Walmir Pinto, vice-prefeito.

Ashiuchi promete mais trocas no governo suzanense até o final do ano.