As estátuas inspiradas em personagens do seriado animado Pokémon ainda causa curiosidade na população suzanense.
Elas surgiram misteriosamente na Praça dos Expedicionários, na região central de Suzano, sem a divulgação do nome do artista responsável pela elaboração das obras, em seguida, fez sucesso no Brasil inteiro com a divulgação de diversas matérias em grandes portais da internet.
O prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR) também virou personagem do fato, pois, as estátuas surgiram em meio ao seu governo e tiraram o foco da população sobre problemas que vinham ocorrendo na cidade e polêmicas que vinham causando rejeição ao governo municipal, por exemplo, o aumento do IPTU e o pedido do próprio prefeito aos vereadores para a suspensão da lei do pancadão municipal. A Prefeitura de Suzano rapidamente autorizou que as estátuas ficassem instaladas em espaço público, mesmo sem a divulgação do nome do artista responsável pelo obra, muito menos, sem a divulgação do objetivo delas estarem ai.
Por esses fatos e outros, no futuro, o prefeito Rodrigo Ashiuchi talvez seja lembrado como Prefeito Pokémon, por essas estátuas terem sido o fato mais marcante de seu governo.