segunda-feira, 19 outubro 2020

Homem de confiança de Candido deixa a Prefeitura de Suzano e ex-assessor de Tiririca assume cargo interinamente

Rosenil Barros Órfão deixou o comando da Secretaria Municipal de Governo de Suzano na última sexta-feira (14), cargo que ocupava desde janeiro de 2017.
Rosenil é considerado homem de confiança do ex-prefeito Marcelo Candido (PDT) e era um dos principais nomes de articulação política do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).

Militante do movimento popular, Rosenil tem vasta experiência na organização política dos municípios do Alto Tietê. Em Poá, foi presidente do “Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente”, entre 1995 e 1996, e lutou pela criação do Conselho Tutelar do vizinho município. Também trabalhou nos dois mandatos do vereador Edson Barbosa (1996/2004).

Entre 2004 e 2005, foi coordenador político do mandato do então deputado estadual Marcelo Candido (PDT). Em Suzano, foi coordenador das campanhas de Marcelo Candido (PDT) a prefeito, em 2004 e 2008. Já em 2010, coordenou a campanha política de José Candido (in memoriam) para deputado estadual. Também chefiou duas pastas na prefeitura suzanense: a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria Municipal de Participação Popular e Descentralização.

Rosenil Barros Órfão foi ainda responsável pela formulação e implantação das Câmaras Executivas Populares em Suzano. Ele é formado em Análise de Sistemas.

Quem assume interinamente o cargo deixado por Rosenil é o atual Chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano Afrânio Evaristo da Silva. Afrânio já foi secretário parlamentar do deputado federal Tiririca (PR) no passado e é formado em direito e pós-graduando em Direito e Processo Eleitoral.