sexta-feira, 4 dezembro 2020

CPTM aposenta “trens poeirinha” e Linha 11 Coral terá só trens modernos

A CPTM anunciou nesta segunda-feira (07) em suas redes sociais que iniciou a operação da Linha 11 Coral em 2019 somente com composições novas!.
Os trens antigos da extensão (Guaianases-Estudantes) foram todos substituídos por trens novos que atendem às normas de acessibilidade e conforto.

A baixa operacional desses trens já era esperada, já que a Linha 11-Coral recebeu novos trens da série 8500, fabricados pela espanhola CAF, além da série 9500, que são produzidos pela sul coreana Hyundai-Rotem.

Em nota, a CPTM confirmou a baixa operacional dos trens série 4400. Acompanhe:

“Os últimos trens da série 4400 foram retirados de operação no final de dezembro, atendendo à programação de renovação da frota. As composições antigas estão sendo substituídas por trens novos que atendem às normas de acessibilidade e conforto.”, informou a companhia em nota.

Série 4400

Fabricados em ao carbono, foram construídos na Fábrica Nacional de Vagões (FNV), em conjunto com a Cobrasma e Santa Matilde. A parte elétrica foi fornecida pela General Eletric.

Os trens foram adquiridos na década de 60 pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para atender a operação dos passageiros no Rio de Janeiro e em São Paulo com o prefixo 400.

(Com informações da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e da Rede Noticiando)