A empresas UBER, 99 e Cabify, prestadoras de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano através de aplicativos de celular estariam estudando a aceitação de bilhetes eletrônicos em cidades brasileiras. Fontes do site SuzanoHoje.com dão conta que os estudos são realizados há alguns meses.
Sonho antigo de diversos usuários dos aplicativos de transporte, a aceitação de bilhetes eletrônicos dependerá muito da flexibilidade das empresas que administram os cartões.
Diferente do que a maioria dos usuários pensam, os veículos de aplicativos não teriam um aparelho leitor de bilhetes, a ideia seria a integração do sistema de bilhetes com o sistema dos aplicativos, com cobrança automática, isso ocorre atualmente com cartões de crédito e débito atualmente.
Em 2016, a cidade de São Paulo já queria integrar o Bilhete Único com Uber e táxi
A Prefeitura de São Paulo, em 2016, já estudava desenvolver um sistema para transformar o Bilhete Único em forma de pagamento nos aplicativos como o 99Táxis, Easy Taxi e Uber, de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo.
Na época a Prefeitura de São Paulo disse que a integração era boa para quem, por exemplo, utiliza o carro apenas para chegar ao sistema de transporte público, ele poderia trocar o automóvel próprio pelo Uber.
A aceitação de bilhetes eletrônicos em aplicativos de transporte poderá revolucionar e facilitar a maneira do cidadão se locomover em todo o Brasil.