quinta-feira, 3 dezembro 2020

Prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) confirma o uso de drones para atualização do IPTU em Suzano

Na última quinta-feira (24), durante entrevista ao jornalista Brás Santos ao vivo na página do jornal Oi Diário no Facebook, o prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR) confirmou o uso de drones para medição de residências e áreas para a atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Suzano.

Na mesma entrevista, Ashiuchi disse que o método é legal e que em um universo de 120 mil carnês, a prefeitura encontrou divergências em 8 mil imóveis.

Os drones usados pela Prefeitura fazem um reconhecimento aéreo (chamado de fotogramétrico) para verificar se os imóveis da cidade aumentaram sua área construída. Quando as imagens acusam aumento, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do morador sofre reajuste.

Drones para atualização de IPTU causaram problemas em outras cidades Brasil afora

Muitas vezes, olhando de cima, uma varanda pode ser confundida com uma laje e, até uma simples garagem aparentar ser um belo terraço. Esse tipo de problema aconteceu com várias cidades que adotaram drones para fazer a atualização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e fizeram moradores tentarem impugnar as cobranças junto as prefeituras e até prestar queixas ao Ministério Público.