Após quatro anos, Suzano voltará ao cenário do futebol profissional do Estado de São Paulo. A cidade estará representada na Série B do Campeonato Paulista, correspondente à quarta divisão, com a equipe do União Suzano Atlético Clube (Usac). Ainda não há data para a estreia, mas o torneio vai começar em abril. A inclusão do clube na competição foi confirmada na tarde desta terça-feira (29) pelo Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol (FPF), durante audiência na sede da entidade, na capital.

O fator preponderante foi a disponibilidade do Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, localizado no Jardim Colorado, com todos os laudos e documentos necessários que atestam o atendimento aos critérios estabelecidos.

Até o momento, 38 times já foram aprovados pela FPF para participarem da Série B do Campeonato Paulista deste ano. No entanto, ainda não foram definidos oficialmente os seis grupos regionalizados da primeira fase da competição. É provável que o clube suzanense enfrente adversários de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guaratinguetá – estes dois últimos do Vale do Paraíba.

O estádio será utilizado apenas para os jogos oficiais e para reconhecimento de campo, que geralmente acontece na véspera ou dias antes, mas não para treinos. O Usac disputará o torneio com um elenco Sub-23, ou seja, com jogadores menores de 23 anos, que é a idade limite estabelecida para a Série B do Campeonato Paulista.

Copa São Paulo de Futebol Júnior

O fato de ter uma equipe participando de uma competição oficial poderá credenciar Suzano a ser uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020, que ocorre sempre em janeiro e reúne novos talentos do futebol de todo o Brasil. A última edição terminou na sexta-feira passada (25), com 120 times participantes e o título conquistado pelo São Paulo Futebol Clube.

COMPARTILHAR