A chegada definitiva do Expresso Leste da Linha 11-Coral da CPTM até Mogi das Cruzes, uma das principais lutas do deputado estadual Estevam Galvão (DEM) se tornou realidade na última segunda-feira (04). A conquista representa o fim da baldeação em Guaianases, uma das principais reclamações dos usuários.

A viagem inaugural aconteceu na última segunda-feira (04) às 9h em Mogi, com a presença do deputado Estevam, do secretário estadual de Logística e Transportes, Alexandre Baldy e do presidente da CPTM Pedro Moro. Acompanharam também o início dos serviços o deputado federal Marco Bertaiolli, os estaduais Luis Carlos Gondim e Marcos Damásio, além dos prefeitos Marcus Melo (Mogi das Cruzes) e outras autoridades.

Inicialmente o Expresso funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e aos finais de semana durante todo o horário comercial. A expectativa é que muito em breve o serviço também seja ampliado para os horários de pico.

“A baldeação em Guaianases dificulta sobremaneira a vida do trabalhador e dos estudantes que dependem do trem para ir até São Paulo. É um pleito nosso de longa data que começa a se tornar realidade. O governador João Dória assumiu o compromisso que acabaria a baldeação e em apenas 30 dias de mandato já mostra que é parceiro da nossa região”, afirmou Estevam.

O deputado lembra que o atendimento em horário integral acontecerá com rapidez: “Tivemos hoje a sinalização positiva que de o governador cumprirá com a sua palavra. Esta fase funcionará como teste para as novas composições e sistema elétrico, fundamental para garantir que não haja problemas no funcionamento nos horários de pico. Começamos a testar aos finais de semana e agora no período de menor fluxo de usuários. Muito em breve o serviço será prestado durante todo o dia”, explicou.

A informação foi confirmada pelo secretário Baldy em coletiva para a imprensa durante visita à Estação Mogi das Cruzes: “Esta é uma luta do deputado Estevam Galvão e um compromisso do governador João Dória, que iniciamos hoje com a certeza de que em um curto prazo de tempo será concluída, garantindo mais conforto e qualidade de vida os usuários da CPTM. É necessário implementar de modo responsável o novo sistema para termos êxito total, atingindo o horário de pico que é nosso objetivo final”, afirmou o secretário.

O presidente da CPTM Pedro Moro reforça que o horário escolhido é ideal para fazer os testes necessários para que a linha possa atender os passageiros plenamente. “Não seria desejável iniciarmos a operação sem fazer todos os testes e sem a garantia que todos os serviços seriam prestados. Vamos fazer teste de distribuição de energia da linha, temos alguns pontos específicos de energia que precisam melhorar para a operação ser feita nos horários de pico.”

CONQUISTA

Em janeiro o Governo do Estado já deu o primeiro passo para o fim das baldeações – trocou todas as composições antigas por trens novos e mais modernos, com ar condicionado e estrutura mais confortável para a população. “Nos dois últimos finais de semana o Estado realizou testes para verificar o sistema elétrico, treinar os maquinistas e garantir que não houvesse falhas nesta adaptação. Estamos acabando com a vergonha da baldeação em Guaianases”, lembrou o deputado Estevam.

Além de mais conforto e agilidade no serviço prestado, a chegada do Expresso Leste representa redução no tempo de espera entre as composições. Para tanto, a CPTM incorporou novos trens à frota da Linha 11-Coral. Nesse trecho, a média diária é de cerca de 200 mil passageiros transportados.

COMPARTILHAR