segunda-feira, 13 julho 2020

Represa da cidade de Mogi das Cruzes transbordou, diz jornal da região

Segundo matéria divulgada pelo jornal O Diário de Mogi, na manhã desta segunda-feira (11), a barragem do Rio Jundiaí, em Mogi das Cruzes, amanheceu com o nível acima da capacidade.

Na noite deste domingo (10), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) já haviam notificado a Defesa Civil de Mogi das Cruzes sobre o risco da represa transbordar nas próximas horas, considerando que em cinco horas neste domingo choveu cerca de 150 milímetros.

No comunicado, os órgãos do Governo do Estado alertaram que isso quer dizer que as chuvas acima da média na região encheram os reservatórios que represaram as águas excedentes e que o Reservatório Jundiaí chegava a um estado de alerta e caso atingisse o seu limite máximo operacional, o volume excedente da água passa a verter.

Com isso, é possível dizer que ela já está transbordando, já que às 9h a Sabesp atualizou a situação da barragem em 102,52% da capacidade.

O DAEE e a Sabesp esclareceram ainda que a estrutura da barragem apresenta condições operacionais adequadas e não há motivos para se pensar em riscos na estrutura da barragem mesmo com o vertimento (transbordamento) de água excedente.

O Jardim Oropó em Mogi das Cruzes, um dos bairros que, segundo a Sabesp e o DAEE, poderiam ser afetados com o transbordamento da represa, já está com diversas vias alagadas.