quinta-feira, 29 outubro 2020

Somente após mais de 15 horas do inicio das fortes chuvas em Suzano, Prefeitura divulga comunicado sobre problemas na cidade

Por volta do meio dia desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Suzano divulgou um comunicado nas redes sociais sobre as fortes chuvas que atingiram Suzano e causaram problemas na cidade desde o inicio da noite do último domingo (10). O comunicado foi divulgado somente após mais de 15 horas do inicio das fortes chuvas em Suzano.

O comunicado não informa o número de desalojados por conta do alagamento de residências em bairros da cidade, não há também uma explicação sobre o não funcionamento do telefone da Defesa Civil do Município (informação relatada por moradores nas redes sociais).

Veja abaixo o comunicado da Prefeitura de Suzano na íntegra.

“A Defesa Civil de Suzano informa que o índice pluviométrico chegou a marca de 128 milímetros na região de Palmeiras nas últimas 24 horas – volume considerado bastante alto para um curto período de tempo.

Por causa da grande precipitação, bairros do Distrito de Palmeiras e da área central tiveram intercorrências. Desta forma, equipes da Defesa Civil estão monitorando desde às 21 horas deste domingo (10) os locais afetados.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos está atuando desde cedo na limpeza dos bueiros do bairro Estância Americana e de tubulações do Distrito de Palmeiras.

Além disso, é possível observar que o rio Tietê e as represas da região estão com o nível elevado e o sistema acaba sobrecarregando os pontos mais baixos. Inclusive, a administração municipal já entrou em contato com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Importante lembrar que a Prefeitura de Suzano vem, há meses, solicitando ao DAEE o desassoreamento tanto do rio Tietê nos trechos da nossa região, quanto dos rios Taiaçupeba-Mirim, Jaguari e Guaió (rios que passam pelo município de Suzano e desaguam no Tietê).

Vale destacar que os serviços de zeladoria estão ocorrendo na região sul de forma periódica. Inclusive, a prefeitura já havia feito a limpeza de 150 bueiros e diversas intervenções de desassoreamento.

Para atendimento das famílias atingidas pelas fortes chuvas, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão atuando em conjunto no Complexo Educacional Mirambava (rua Campos Salles, 884 – centro). Para quem necessitar de atendimento, a prefeitura está atendendo pelos telefones 4745-2154 e 4745-2195.

As equipes da prefeitura continuam em campo promovendo vistorias e realizando as intervenções necessárias para que esta situação seja resolvida o mais breve possível.”