terça-feira, 20 outubro 2020

Em Poá, Jardim Débora e Jardim São José recebem mutirão contra Aedes Aegypti

O trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, será intensificado neste sábado (23), quando será realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, um mutirão no bairro Jardim Débora/ Jardim São José. No último sábado (16) as equipes já passaram pelo Jardim América.
Os agentes de Controle de Endemias e Comunitários realizarão vistorias completas nos quintais e terrenos baldios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.
Nos mutirões, as equipes de agentes de Controle de Endemias e agentes Comunitários de Saúde além das vistorias, distribuirão material informativo, sementes de Crotalaria (flor que atrai a libélula, predador natural de mosquitos), além da oferta aos que necessitarem de tela protetora para caixa d’água, a fim de evitar o contato do mosquito com água limpa e parada.

Os mutirões servem como complemento ao trabalho de vigilância diária no município. As equipes de agentes de Controle de Endemias realizam inspeções, denúncias, vistorias em próprios públicos, palestras e a cada trimestre a Avaliação de Densidade Larval (ADL) com o objetivo de mensurar o tamanho das populações de Aedes em Poá.