quinta-feira, 29 outubro 2020

Visita de Dom Pedro I, Estação Férrea de Apoá. A história de Poá antes da emancipação

Poá comemora nesta terça-feira, 70 anos desde sua emancipação, com uma história rica e próspera que se inicia em 1621, com a formação de um povoado em terra de missionárias da Ordem dos Carmelitas, sendo cortada pela estrada São Paulo – Rio (atual SP-66).

Anteriormente, Poá era um distrito de Mogi das Cruzes, local pouco povoado, era parada para viajantes e turistas que vinham para a região desbravar as belas safras de café.

Entre os inúmeros viajantes, o imperador Dom Pedro I, passou pelas terras de Apoá, como era conhecido o município em tempos passados.

Em 1877, moradores reinvidicavam a construção de uma estação para o município, e por ser próximo a locais importantes, teve aprovação para execução das obras, e desde ali, ocorria na estação Poá, o escoamento das produções agrícolas da região para á capital.

Em 1891, a estação Poá, passou a ser utilizada para transporte de passageiros, o que marcaria o crescimento populacional e econômico do município, e desde então a cidade, antes calada, agora povoada e inquieta.

O crescimento de Poá, passa sim, pelo fato imponente da construção da Estação do município, que trouxe expansão para a cidade.