sexta-feira, 27 novembro 2020

26 de Março de 1949, o dia da emancipação de Poá

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorre a explosão demográfica da Grande São Paulo, e sua típica paisagem rural vai acabando, principalmente pela estrada de ferro central do Brasil e pelo baixo custo de terrenos na região.

No distrito de Poá, houve aberturas de novas ruas e avenidas, iniciando um crescimento populacional muito rápido. A gestão municipal de Mogi, não executava nenhuma benfeitoria, motivo que irritou a população do Distrito de Poá.

No dia 06 de Julho de 1947, várias pessoas foram a subprefeitura de Poá, exigir a elevação do distrito para município. Houve muita resistência na Câmara de Mogi das Cruzes, que não queriam aceitar a emancipação de Poá e Suzano. Após muitas lutas jurídicas, constatou-se que Poá atendia aos requisitos para se emancipar.

Legalmente, Poá iniciou sua “vida independente” de Mogi das Cruzes no dia 1 de janeiro de 1949, mas somente no dia 26 de março de 1949, foi instalada a Câmara Municipal de Poá, com a posse dos prefeitos e vereadores, que haviam sido eleitos no dia 13 de Março.

Desde então, Poá comemora seu aniversário em 26 de Março, e atualmente com muitas festas e shows.