Na última terça-feira (30), a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Suzano deixou de realizar serviços de perícia médica, que estão relacionados a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial à pessoa com deficiência.
Quem já tem perícia marcada será atendido. Como o atendimento de perícias médicas exige agendamento prévio, as pessoas que forem marcar perícia serão atendidas em outras unidades do INSS da região.
Não há alteração para os serviços e benefícios que não dependem de perícia médica, como aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, entre outros.
A unidade atendia, em média, 1,4 mil perícias mensais. Mas, segundo o órgão, “após extenso estudo gerencial da força de trabalho, dos indicadores de eficiência e da infraestrutura de cada agência, bem como das características de distribuição populacional e das distâncias entre elas, a administração decidiu pelo fechamento do serviço de perícia médica nessa unidade”.
A nota ainda acrescenta que o “objetivo da alteração proposta é a otimização da lotação dos Peritos Médicos Federais (PMF) e a disponibilidade ou não do serviço de perícia médica nas APS de cada região do Estado de São Paulo. A redistribuição dos peritos para outras agências próximas vai ampliar a capacidade de trabalho e propiciar a redução do tempo de espera pelo atendimento e de represamento da perícia médica”.
Quem precisar de atendimento deve ligar para o telefone 135 ou acessar o site para agendar a perícia para ser informado sobre quais localidades oferecem o serviço.
(com informações do site G1 – o site de notícias da Globo/TV Diário)