sexta-feira, 4 dezembro 2020

Linda chuva de meteoros poderá ser vista perfeitamente do Pico do Urubu em Mogi das Cruzes neste final de semana

Uma chuva de meteoros iluminará a Terra na madrugada deste sábado (04) para domingo (05). O planeta cruzará o rastro de pequenas partículas, compostas basicamente de gelo e poeira, deixadas pelo cometa Halley em sua última passagem pelo Sistema Solar, em 1986, e diversos feixes de luz surgirão no céu. Ele será visível na linha do horizonte por volta das 2:30, na madrugada de domingo (05), mas o melhor horário para observá-lo é das 3:00 até o amanhecer.
Ele poderá ser observado em todo o estado de São Paulo e na região do Alto Tietê, mas, quem estiver no Pico do Urubu no horário do ápice da chuva de meteoros, terá uma experiência única.

Chamada do Eta Aquarídeos, seu nome indica aos astrônomos a “origem” dos meteoros que cruzam a atmosfera do planeta. A denominação Eta é antiga, mas ainda é utilizada para determinar a sequência das estrelas mais brilhantes. “Por uma questão de perspectiva, toda chuva de meteoro parece vir da direção de uma constelação. Essa chuva de meteoro, por exemplo, aparenta vir da constelação de Aquário e por isso recebe esse nome”, explica o professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo Roberto da Costa.

São esperados entre 30 e 40 meteoros por hora neste final de semana. A lua, em sua fase nova, é marcada por pouca luminosidade, ajuda na visibilidade. Eta Aquarídeos é um fenômeno com mais capacidade de ser visto no hemisfério Sul, enquanto outras chuvas de meteoro são mais populares no equivalente do Norte.

(com informações do portal R7)