A Prefeitura de Suzano, inaugurou na noite desta sexta-feira (10) a Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, localizada no subsolo do Paço Municipal Firmino José da Costa. O espaço conta com o controle de 52 câmeras de alta definição, um software de tecnologia de ponta e um sistema de última geração, além de estar conectado às escolas municipais.

Com monitoramento integral, durante as 24 horas do dia, a central tem salas de verificação das imagens, com privacidade; de crise, para reunião de delegados, agentes de segurança e autoridades, com objetivo de definir estratégias e ações preventivas e de combate ao crime e às infrações; de comunicação, para interligar e receber informações de todos os órgãos de segurança da cidade; e a principal, onde ficam computadores, servidores e monitores, com expansão em painéis na parede.

O local também monitora as escolas municipais, com apoio de 92 agentes de segurança que contarão com o dispositivo “botão de pânico”, que, ao ser acionado, enviará uma mensagem imediatamente à CSI com nome e endereço da unidade escolar para que sejam enviadas as forças de segurança.

A infraestrutura técnica está sob os cuidados da empresa DataCity Serviços Ltda., contratada para realizar o serviço com um investimento de R$ 2.299.800,00. O trabalho envolve o gerenciamento de soluções tecnológicas integradas e centralizadas para gestão, fiscalização, tomada de decisão e monitoramento de vias públicas do município, com disponibilização de equipamentos e outros itens.

O ambiente também está diretamente conectado à Guarda Civil Municipal (GCM), Canil, Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard), Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Patrono

O guarda civil municipal Lubnan Mohamed Ghazal nasceu em São José dos Campos em 1958. Foi filho de Mohamad Mustafa Ghazal e Salha Ghazal. Foi casado com Izabel Cristina Soares Oliveira, com quem teve uma filha, Nayla Cristina Soares Mohamad Ghazal. Integrou o primeiro grupo de 18 GCMs da cidade e faleceu em 2011, com 53 anos de idade.

O agente contribuiu de forma significativa para o crescimento da GCM Suzano, sendo exemplo de dedicação, abnegação e pró-atividade digna de ser seguida por seus pares.

Durante o tempo em que permaneceu nas fileiras da GCM de Suzano, o agente sempre cumpriu sua função com competência, profissionalismo e esmero, dignificou o nome da corporação e atuou de maneira ativa em diversas ocorrências das mais variadas naturezas.

O GCM Ghazal era um dos destaques, pois estava sempre pronto para ajudar os companheiros de farda a superar quaisquer problemas e disposto a auxiliar e servir o próximo sem esforços, indo muito além de qualquer servidor público.

COMPARTILHAR