quinta-feira, 22 outubro 2020

Vereador de Suzano fala da importância do “Maio Amarelo”, que conscientiza motoristas visando a redução de acidentes

O vereador de Suzano José Alves Pinheiro Neto, o Netinho do Sindicato escreveu um artigo sobre o “Maio Amarelo”, que conscientiza motoristas visando a redução de acidentes.
Leia abaixo.

“O mês de maio está sendo dedicado à conscientização de pessoas visando a redução de acidentes no trânsito, tema recorrente em minhas ações enquanto parlamentar e secretário de Transportes e Mobilidade Urbana. A expectativa da Organização das Nações Unidas com o Maio Amarelo, como se denominou a campanha, é salvar cinco milhões de vidas até 2022.

Quando fui secretário de Transportes e Mobilidade Urbana em Suzano reduzimos para zero o número de mortes no trânsito no primeiro trimestre de 2018. Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP) comprovaram que Suzano não teve nenhum caso fatal em ruas, avenidas e estradas no período, superando os registros do primeiro trimestre de 2017, quando houve seis ocorrências de óbito no município.

Esse resultado foi fruto de um esforço coletivo que envolveu várias ações, como blitzes educativas nos principais cruzamentos do município, realização de atividades em escolas da rede municipal de ensino em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), renovação da sinalização horizontal e vertical das vias públicas e orientações de agentes de trânsito a pedestres, motoristas e ciclistas.

Muitas das conquistas foram obtidas por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga), projeto do governo do Estado de São Paulo realizado com o apoio de várias empresas privadas que proporcionou melhorias viárias a 23 vias de nossa cidade localizadas nas quatro regiões – norte, sul, leste e oeste.

Há de se destacar que Suzano foi um dos 50 municípios de São Paulo beneficiados com recursos do Movimento Paulista. Isso se deve ao esforço e vontade política de nossa equipe que conseguiu obter esse importante convênio para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.

Por meio do Movimento Paulista fizemos a sinalização da Estrada Santa Mônica, Estrada dos Fernandes e da região do Miguel Badra. Também demos início à reestruturação viária no trevo do Jardim Dona Benta.

Ainda há muito o que se fazer, mas o que realizamos até aqui foi significativo para que Suzano avançasse na questão da mobilidade urbana e contribuísse, principalmente, para poupar vidas no trânsito. Demos o pontapé, mas cabe ao poder público local concluir esses serviços.

Maio é o mês de alerta, mas as ações para um trânsito seguro devem persistir o ano todo, como fizemos no período em que estive à frente da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Quando se há vontade política para buscar recursos e superar obstáculos na máquina pública os resultados aparecem”. – José Alves Pinheiro Neto, o Netinho do Sindicato, é vereador em Suzano pelo PDT e ex-secretário de Transporte e Mobilidade Urbana da cidade.