O governador de São Paulo João Doria (PSDB), usou as redes sociais para confirmar a informação de que o sua gestão iniciou os estudos para reativação do trem de passageiros entre Santos e São Paulo.
Segundo o governador, o plano é ter um expresso turístico, num primeiro momento.
No final do mês passado o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), ao lado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, realizaram uma viagem-teste entre Rio Grande da Serra e Santos, na ocasião houve certa divergência entre os anúncios. Enquanto um citava o Trem Intercidades, o outro falava em trem turístico.
Agora sabemos que os dois estavam certos, a viagem serviu para testar ambos os serviços.
Viagens experimentais
Duas viagens experimentais entre São Paulo (Estação da Luz) e a cidade de Santos foram realizadas nos últimos dias com uma composição formada por uma locomotiva a diesel e vagões do chamado Expresso Turístico, serviço que a CPTM opera aos fins de semana para destinos como Paranapiacaba.
Sem fornecer detalhes precisos sobre as viagens, o governo deu margem à várias interpretações, embora tenha admitido que se tratava apenas de um reconhecimento das vias para fomentar os estudos do trem regional.
A notícia é boa, entretanto, deixou uma série de pontas soltas, inclusive sobre voltar a colocar trens de passageiros descendo a serra do mar.
Expresso Turístico para Santos
O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da capital, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos.
Caso o plano se concretize, será a quarta linha do expresso turístico da CPTM. Atualmente o serviço faz as linhas Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.
(Com informação da Rede Noticiando)