quarta-feira, 25 novembro 2020

Boato do “estuprador do carro preto” deixam moradoras de Suzano e da região apreensivas e assustadas

Um boato, propagado nas redes sociais nos últimos dias tem assutado e deixado moradoras apreensivas em Suzano e até em cidades da região como Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
A mensagem divulgada e compartilhada por perfis da rede social Facebook pede para mulheres terem cuidado, pois, um suposto estuprador a bordo de um veículo preto de vidro fumê estaria cometendo ataques na região do bairro Jardim Europa.

No dia 12 de julho, mensagens postadas no mesmo dia por dois perfis distintos no Facebook viralizaram, após serem compartilhadas por pessoas preocupadas com o conteúdo.
Uma mulher de nome Leia Carias escreveu: “Estuprador aqui no bairro Jardim Europa, carro escuro, cuidado meninas, não saiam sozinhas”.
Na descrição desta postagem, Leia escreveu: “Estão todos de olho neste carro do vidro fumê?”.

Outra mulher, de nome Lais Renato também escreveu sobre o assunto nas redes sociais.
“Gente, toma muito cuidado aqui neste Jardim Europa, um carro escuro estava seguindo minha irmãzinha. Ele pediu para ela entrar dentro, mas, ela saiu correndo pedindo ajuda. Uma moça trouxe ela para casa”, completou Lais.

Juntas, as publicações de Leia e Lais tiveram mais de 2 mil compartilhamentos.
O alcance do boato pode ter sido maior, pois, muitos usuários de rede sociais tem o costume de tirar um “print” de diversos conteúdos e em seguida, postam em seus perfis.

Nome comum de bairro em diversas cidade pode ter criado uma grande confusão

O site SuzanoHoje.com apurou que tanto Leia Carias e Lais Renato, donas dos perfis que divulgaram e viralizaram as mensagens no Facebook sobre o suposto estuprador, são moradoras da cidade de Santa Barbara d’Oeste, no interior de São Paulo.
Foi apurado também que em Santa Barbara d’Oeste também tem bairro chamado Jardim Europa.
O alcance gerado pelos compartilhamentos das mensagens de Leia e Lais, pode ter alcançado pessoas de outras cidades que também tem bairros com o nome Jardim Europa, por exemplo, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, na região do Alto Tietê.

É provável que o boato seja somente sobre o bairro Jardim Europa em Santa Barbara d’Oeste e que a falta de informações de quem escreveu tenha causado uma confusão em quem leu e pensou que o fato teria sido na cidade onde mora.
As autoridades da região de Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos até o momento não se declararam sobre o boato.

(Imagem: Ilustrativa/G1 – o site de notícias da Globo)