sexta-feira, 30 outubro 2020

Criminosos estariam tentando se passar por entrevistadores do IBGE para cometer crimes na região de Suzano e Mogi das Cruzes

Relatos nas redes sociais dão conta que criminosos, identificando-se como entrevistadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estariam tentando conseguir informações sobre moradores de residências das cidades de Suzano e Mogi das Cruzes.

A autora do relato, que preferiu não se identificar, estranhou porque logo que chegaram a residência dela, os homens fizeram muitas perguntas bem pessoais, que deixou a pessoa ainda mais desconfiada. Por exemplo, quantos eletrodomésticos ela tem em casa e se os vizinhos costumam deixar as residências deles vazias enquanto estão trabalhando.

Os criminosos não estavam usando crachá da instituição, o que faz parecer que a ação realmente se tratava de um possível golpe.
Os homens foram embora após perceberem a desconfiança da moradora.

Como identificar um real pesquisador do IBGE

Os pesquisadores do IBGE estão sempre com identificação completa, como crachá e colete.

Caso ainda tenha dúvida, solicite um documento da pessoa, pois, você tem direito de confirmar se ele é quem diz ser.
Você pode fazer uma pesquisa para identificar um pesquisador do órgão através do site https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html

(Imagem: Ilustrativa)