sexta-feira, 4 dezembro 2020

Filtro de barro brasileiro é considerado o mais eficiente do mundo

Você sabia que os filtros de barro têm o melhor sistema de purificação de água? O estudo realizado por cientistas norte-americanos publicado no livro ‘The Drinking Water Book’, de Colin Ingram, comprova eficiência.

Um dos fatores que contribuem para essa eficiência dos filtros de barro é a sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Além disso, os filtros também combatem a presença de chumbo, em 95% e o parasita Criptosporidíase, em 99%, que pode causar diarreias e infecções intestinais.

Nos filtros de barro, o processo de filtragem é realizado através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior. Esse processo não está presente nos fluxos de torneiras ou em tubulações, porque nesses mecanismo é a pressão que impulsiona o fluxo da água, sendo menos cuidadoso e permite que microrganismos e sedimentos passem pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.

O estudo também alerta sobre a compra desses tipos de produtos, porque muitos deles podem permitir a passagem de elementos nocivos para a saúde, como o flúor e arsênico, por exemplo. Ou seja, deve se atentar na escolha.

Cuidados e manutenções
Os filtros de barros são uma ótima opção para se ter em casa, mas para que possam funcionar com qualidade, é necessário fazer manutenções frequentemente, como a troca de velas.

Além disso, não é recomendado produtos de limpezas para higienização do filtro, e é necessário um cuidado nos locais em que a água será armazenada, para que não seja contaminada e permaneça própria para consumo.

(fonte: site O Segredo)