quinta-feira, 3 dezembro 2020

Região de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá tem mais de 100 casos de sarampo. Governo fará nova campanha de vacinação

A região do Alto Tietê registrou 108 casos de sarampo nos últimos dias. As cidades de Mogi das Cruzes (com 31 casos) e Poá (com 20 casos) lideram o ranking. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

O vírus já circula em todo o território do Estado. O Governo do Estado passou a confirmar casos também com critério clínico-epidemiológico, ou seja, com base em sintomas e avaliação médica, conforme prevê o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.
Em todo o Estado, houve oito mortes decorrentes de complicações pelo sarampo, sendo que todos eles tiveram confirmação laboratorial.

A Secretaria de Estado da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (07), em parceria com municípios e o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. No sábado (19), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde (incluindo os de Suzano, Poá, Mogi das Cruzes e região) estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

Veja a relação de casos de sarampo nas cidades da região

Mogi das Cruzes – 31 casos
Poá – 20 casos
Ferraz de Vasconcelos – 16 casos
Itaquaquecetuba – 13 casos
Guararema – 10 casos
Suzano – 6 casos
Santa Isabel – 6 casos
Arujá – 4 casos
Biritiba-Mirim – 2 casos

(com informações do site Notícias de Mogi)