sexta-feira, 27 novembro 2020

Em Suzano, Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado (19) será realizado em todos os postos e em pontos da cidade

Suzano terá dois postos volantes durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo neste sábado (19). Um deles ficará no Parque Municipal Max Feffer e outro em uma das entradas do D’avó Hiper, em horários diferenciados.

Além disso, como de costume, a mobilização especial ocorrerá em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), das 8 às 17 horas. As crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos são o público-alvo da iniciativa e, para participar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

O primeiro posto volante a iniciar atendimento será o do Parque Max Feffer (na Avenida Senador Roberto Simonsen, número 90, no bairro Jardim Imperador), que ficará montado no Pavilhão Zumbi dos Palmares das 8:30 às 16:30. Juntamente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR), também estará disponível a vacina da febre amarela. Já o posto volante a ser montado em uma das entradas do D’Avó Hiper (na Avenida Armando de Salles Oliveira, número 1200, no bairro Parque Suzano) funcionará em período estendido, das 9 às 19:30.

O secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon explicou que os locais são estratégicos e foram escolhidos em razão da grande movimentação de pessoas ao longo do dia, em especial de crianças do público-alvo.

Crianças de seis meses a menores de um ano tomam uma dose extra, a chamada dose zero. Já aquelas maiores de um ano e menores de cinco anos deverão ser vacinadas se ainda não tiverem recebido duas doses, normalmente aplicadas aos 12 e aos 15 meses, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

O chefe da pasta ainda destacou que durante o ano inteiro, de segunda a sexta-feira, todos os postos vacinam as pessoas de 1 a 29 anos, que precisam ter duas doses comprovadas, e de 30 a 59, que devem ter ao menos uma, sem a necessidade de esperar as campanhas para se imunizar.