Trens da linha 11 da CPTM, que atende Suzano, Mogi das Cruzes e Poá, poderão ir até a Estação Barra Funda

O projeto de levar o Expresso Leste (que atende as cidade de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá) até a Estação Palmeiras-Barra Funda não é novo, mas a notícia de chegada dos trens da Linha 11-Coral na estação localizada na zona oeste da cidade de São Paulo ganhou força nos últimos meses.

No entanto, a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, não tem um prazo definido para a extensão. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro.
São necessárias obras de adequações na rede aérea e também nos trilhos.
Existe ainda a informação apurada que falta um plano de vias, que seria responsável pelo esquema de deslocamento das composições entre a Luz e a Barra Funda.

Alívio na Linha 3-Vermelha do Metrô

O prolongamento da Linha 11 – Coral, a mais carregada da CPTM poderia ser uma opção à Linha 3-Vermelha do Metrô, que teria a mesma origem/destino, com a diferença que os trens do Metrô param em 16 estações entre os dois pontos finais, contra as 3 paradas que faria o Expresso Leste entre a Barra Funda e Itaquera.

Sistema de sinalização

Uma das medidas que ajudara na extensão da Linha 11 sera a implantação do novo sistema de sinalização CBTC – Communications-Based Train Control, em português, sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.
A Companhia pretende instalar a tecnologia assim que concluir os trabalhos na Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra].

O projeto também não é novo. Em 2009 foi assinado um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais, prevendo a implantação do novo sistema que controla os trens nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral.
No entanto, a funcionalidade não está operante até hoje. Em 2016 a empresa suspendeu a execução dos contratos em razão de readequação financeira.

(com informações do site via Trolebus / Imagem: Munique Kazihara/Divulgação)