quarta-feira, 16 junho 2021

Próxima quarta-feira (20), dia da consciência negra, é feriado nas cidades de Suzano e São Paulo

Na próxima quarta-feira (20), é celebrado em todo território nacional do Dia Nacional da Consciência Negra. Na região, a data é comemorada com feriado em Suzano e na capital São Paulo.

Essa diferença acontece porque o Dia da Consciência Negra não é feriado em âmbito nacional, são os municípios que, até agora, instituem ou não. A data foi comemorada pela primeira vez em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, com feriado.

O que funciona e o que não funciona em Suzano
A população deve ficar atenta quanto ao funcionamento de órgãos públicos em Suzano durante o Feriado da Consciência Negra, pois a maior parte estará com as atividades suspensas. No entanto, os serviços essenciais prestados pelo município não serão interrompidos.

A Prefeitura de Suzano retoma o atendimento, normalmente, a partir das 8 horas da quinta-feira (21), assim como as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), o Procon e o Centro Unificado de Serviços (Centrus), onde estão lotadas as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; Meio Ambiente; Saúde; Planejamento Urbano e Habitação; e Assistência e Desenvolvimento Social.

As bibliotecas municipais e os centros culturais também voltam a funcionar na quinta-feira (21), no início da manhã. Já serviços como coleta de lixo, varrição de rua, velório e cemitérios estarão à disposição da população, bem como as feiras livres que acontecem na cidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende pelo número 192, vai operar normalmente. Equipes médicas estarão de plantão 24 horas por dia. Os Prontos-Socorros Municipais (PS) Adulto e Infantil, anexos à Santa Casa de Misericórdia de Suzano, atenderão o cidadão durante todo o feriado, assim como o Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras.

A Guarda Civil Municipal (GCM) também estará à disposição da população suzanense no fim de semana prolongado. A corporação atende pelo telefone (11) 4745-2150, mesmo número pelo qual o munícipe pode acionar a Defesa Civil. Em relação aos ônibus do itinerário municipal, durante o feriado será adotado pela empresa que explora o serviço em Suzano a escala de horários dos domingos.