quarta-feira, 25 novembro 2020

Suzano vai ganhar Clínica da Família, no Jardim Revista, no lugar da obra da antiga UPA. Inauguração deve ocorrer em 2020

O prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PL), assinou neste sábado (14) a ordem de serviço para início da construção da Clínica da Família, projeto que substituirá a antiga obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista. Os serviços serão realizados pela empresa PS Engenharia em um período de até 12 meses, com acompanhamento da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae).

A construção do prédio, localizado na Rua Guarani, altura do número 200, teve início em 2009, após um convênio celebrado entre a Prefeitura de Suzano e o Ministério da Saúde. Contudo, as obras foram paralisadas em 2012. Neste ano, o chefe do Executivo anunciou a retomada da construção, que hoje encontra-se abandonada, passando de UPA para Clínica da Família.

Essa novidade havia sido compartilhada durante a inauguração da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Maria Inês Pinto dos Santos, no próprio Jardim Revista, em agosto passado. De lá para cá, foi promovido o processo licitatório, com valor inicial de R$ 1.917.247,33. Quem venceu o certame foi a PS Engenharia com um valor de R$ 1.477.751,20. De acordo com a Upae, o montante economizado na licitação foi destinado para a reforma do Pronto-Socorro Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade vai atender os pacientes da região norte com clínico geral, ginecologista, dentista, psicólogo e fisioterapeuta. Ainda haverá a realização de exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia e mamografia. O atendimento deverá ocorrer 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, podendo ocorrer também aos sábados, conforme a demanda.