terça-feira, 24 novembro 2020

Médico da região do Alto Tietê concorre a prêmio nacional de saúde por projeto de combate aos sintomas do Alzheimer

O médico geriatra Luiz Antonio do Nascimento, de Ferraz de Vasconcelos, está concorrendo ao “Prêmio Euro – Inovação na Saúde 2019” – um dos mais respeitados do Brasil. Com o projeto “Setembro Lilás”, desenvolvido na clínica do médico em referência ao mês de combate aos sintomas da Doença de Alzheimer, Nascimento disputa uma das cem vagas da primeira fase do concurso. O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar a comunidade médica do País na busca por soluções em produtos, serviços e ações que resultem em ganhos potenciais e/ou efetivos na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes.

Pioneira na região do Alto Tietê, a campanha “Setembro Lilás” foi realizada no mês de setembro deste ano. A finalidade, segundo Nascimento, foi estreitar os laços entre a clínica, que leva seu nome (Clínica Médica Doutor Luiz Antonio do Nascimento – Climela), e de quem porta Alzheimer, além de humanizar ainda mais o atendimento médico a este público. A ação nasceu da necessidade de se ter mais informações por parte da família do paciente sobre os impactos da doença e do tratamento, já que a ausência de dados e de atualizações do quadro clínico pode comprometer o restabelecimento da saúde do idoso:

“Quebramos paradigmas sociais e reinserimos pacientes de Alzheimer em atividades cotidianas, sendo que muitos acabam investindo no isolamento, em razão das peculiaridades da doença, como o esquecimento, a perda de memória antiga, a ira, falhas na linguagem, além de outros sintomas neuropsiquiátricos que só se agravam ao longo do tempo. Por isso, mesmo, que o tratamento especializado é tão importante, pois é possível retardar a evolução da doença e conceder conforto ao paciente”, acrescenta Nascimento.

Dentro do “Setembro Lilás”, a Climela, que é especializada em Geriatria, Cardiologia e Urologia, promoveu encontros semanais com quem porta Alzheimer e seus acompanhantes e parentes. Não faltaram atividades recreativas e de interação, além de ações para o controle sintomático da doença – tudo oferecido de graça, e com a possibilidade de os pacientes levarem pessoas que não tinham, até então, contato com a clínica, mas que se interessavam, por algum motivo, pela enfermidade neurodegenerativa progressiva:

“Os pacientes que participaram do ‘Setembro Lilás’ tiveram o escore mental (capacidade cognitiva) elevado, graças à terapia medicamentosa associada à estimulação cognitiva, à estimulação social, à estimulação física e ao tratamento de outros problemas de saúde decorrentes do Alzheimer. Ficamos extremamente satisfeitos por termos alcançado este resultado”.

A grande adesão de pacientes, seus parentes e convidados ao projeto fez com que um dos patrocinadores do “Setembro Lilás” indicasse Nascimento para concorrer ao “Prêmio Euro – Inovação na Saúde 2019”, exclusivamente voltado a médicos brasileiros, devidamente registrados e atuantes em solo nacional. Em breve, entre todos os cases inscritos no concurso, cem serão selecionados por um Conselho Médico, para seguirem na disputa.

Na segunda fase da competição, todos os médicos do Brasil poderão votar no site https://premioeuro.com.br/ em seus projetos favoritos. Os 11 mais votados vão concorrer na grande final, quando a comunidade médica, também via voto on-line, elegerá o grande vencedor, que só será revelado na cerimônia de premiação, agendada para acontecer em março de 2020, em São Paulo-SP.

A Climela funciona em Ferraz de Vasconcelos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Rua Sud Menucci, número 248-A no bairro Vila Romanópolis. O telefone para contato é (011) 9-9838-6180 (WhatsApp).

Currículo

Natural de São Paulo-SP, Luiz Antonio do Nascimento tem 67 anos. Formado em Medicina, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), do Espírito Santo, Nascimento é especialista em Geriatria, pelo Hospital Municipal do Servidor Público de São Paulo; especialista em Clínica Médica, pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; e especialista em Nutrologia, pela Ganep, maior instituição especializada em Terapia Médico-Nutricional do Brasil.

O médico também frequentou um curso de Administração Hospitalar, na Universidade de Ribeirão Preto-SP, e é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com pouco mais de 36 anos de experiência profissional, Nascimento trabalhou no Hospital Israelita “Albert Einstein”, de São Paulo; na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquera, capital; e no posto de saúde de Guaianazes, bairro da zona leste paulista, do qual foi chefe.

O médico ainda atuou como médico e diretor-geral no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, que tem gestão estadual e funciona em Ferraz, e, por duas gestões, atuou como secretário de Saúde da Prefeitura de Ferraz.