segunda-feira, 19 outubro 2020

A tão sonhada chegada dos trens da Linha 10-Turquesa da CPTM ao Distrito de Palmeiras em Suzano, um dia será realidade?

Um dos sonhos de muitos moradores do Distrito de Palmeiras em Suzano, é o aumento da facilidade de chegada e saída de bairros daquela região.
Há muitos anos, lideres comunitários da região protocolaram diversos pedidos para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e também para autoridades estaduais, na intenção que fosse estudada a possibilidade da instalação de uma estação de trem no Distrito, e que a linha 10-Turquesa da CPTM (que faz o trajeto Brás a Rio Grande da Serra) fosse levada até o local.

Para chegar ao Distrito de Palmeiras em Suzano, os trens da linha 10-Turquesa, utilizariam uma linha férrea da empresa MRS já existente no local, usada atualmente apenas para transporte de cargas.

Em 2014, os vereadores de Suzano aprovaram uma moção de apelo, que foi encaminhada ao deputado estadual Estevam Galvão (DEM), solicitando ajuda dele para encaminhar à CPTM um pedido de estudo de implantação de trem para passageiros nos trilhos de carga, mas, desde então, nenhuma autoridade falou mais do assunto.

Além do Distrito de Palmeiras, o bairro Jardim Maitê em Suzano também seria contemplado com a chegada dos trens, região que hoje são cortadas pelo Ramal Suzano-Ribeirão Pires, que liga a região até Rio Grande da Serra. Estima-se que mais de 90 mil pessoas poderiam ser beneficiadas com a possível ligação.