No dia 13 de março, data que marca um ano da tragédia da Escola Raul Brasil, Suzano terá evento de reflexão à cultura de paz no Parque Max Feffer

A Prefeitura de Suzano irá promover um evento de reflexão à cultura de paz no dia 13 de março (sexta-feira) à partir das 9 horas no Parque Max Feffer. Trata-se de uma atividade educativa que irá levantar questões sobre o conceito na sociedade e nas escolas. A iniciativa é das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, que ocorre em um momento oportuno, quando todos estarão voltados à memória do ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, que completa um ano no dia da atividade.

De 9 à 13 de março, serão realizadas ações na rede municipal de ensino que vão culminar nas atrações do evento. Uma delas é um programa de televisão que será produzido e gravado pelos alunos chamado “TV Criança”. Nele haverá a leitura de algumas cartas para a cidade de Suzano, escritas por elas, bem como a apresentação de ‘batalha de rima’, sempre no conceito de cultura de paz e respeito à diversidade. Esse programa será piloto para continuar nas escolas e também será veiculado entre as unidades escolares para que todos tenham a oportunidade de assistir.

Além do vídeo, as crianças irão escrever mensagens dentro do mesmo tema em filipetas que serão penduradas em quatro esculturas, voluntariamente confeccionadas pelo artista mogiano Maurício Chaer.

A primeira das artes é um globo, que representará o Planeta Terra, e ficará instalada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Já o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Gardênia Azul, o Parque Max Feffer e a Escola Municipal Adélia de Lima Franco, no Jardim Amazonas, em Palmeiras, receberão as árvores de cor branca confeccionadas com galhos secos.

Neste período, de 09 à 13 de março, às mensagens de paz serão encaminhadas até as esculturas e fixadas com fitas coloridas. Sejam elas de autoria dos alunos, como também estarão abertas a qualquer munícipe que queira participar.

Por fim, no dia 13, todas as esculturas serão concentradas no Parque Max Feffer e farão parte do ato simbólico, que contará ainda com a leitura de diversas mensagens escritas nas filipetas e soltura de balões brancos, bem como a apresentação do programa “TV Criança”.

Qualquer pessoa pode participar do evento, que ficará concentrado no Pavilhão Zumbi dos Palmares e no Jardim da Paz.