A Prefeitura de Suzano determinou nesta quarta-feira (18) a suspensão de todas as feiras noturnas da cidade.
Foram suspensas também as feiras gastronômicas e de artesanato realizadas no Parque Municipal Max Feffer aos fins de semana. A medida ainda envolve a comercialização de qualquer produto pelos vendedores autônomos com autorização provisória no parque, incluindo a lanchonete que opera lá dentro.
A medida passam a valer a partir da próxima segunda-feira (23), seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, a interrupção das atividades das feiras noturnas acontece com base nos relatos do Ministério da Saúde e das recomendações de outros órgãos públicos e tem o apoio dos demais setores da administração municipal. Principalmente porque elas têm um foco mais direcionado à alimentação e à interação social.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem acompanhando as feiras diurnas que acontecem nos bairros e na região central da cidade, e constatou que já houve uma queda de 40% no movimento. Com o objetivo de ajudar na supervisão dos protocolos de higiene recomendados pelas autoridades, a Diretoria de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, também estará presente nos locais.