O novo decreto municipal nº 9.458, publicado pela Prefeitura de Suzano nesta quarta-feira (22), flexibiliza a abertura de alguns comércios na cidade, como chaveiros, óticas, hotéis e similares, lojas de manutenção de bicicletas e produtos elétricos e eletrônicos, entre outros. A medida foi alinhada junto ao governo do Estado de São Paulo, à Associação Comercial e Empresarial (ACE), ao Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região e à mesa diretiva da Câmara de Vereadores.
A partir desta quinta-feira (23), poderão funcionar os serviços para manutenção de bicicletas, bancas de jornais e revistas, chaveiros, lojas de assistência técnica e equipamentos elétricos e eletrônicos, hotéis e similares, óticas, lojas de tecidos e armarinhos, lojas de conveniência de venda de produtos alimentícios localizadas em postos de combustíveis (sendo vedado o consumo no local) e cartórios.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, a flexibilização se iguala à do Estado e também reforça a importância da prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, sendo que as empresas devem oferecer álcool em gel aos funcionários e clientes, assim como delimitar espaçamento de dois metros entre os consumidores nas filas.
O documento publicado faz extrema recomendação quanto à utilização de máscaras pelas pessoas nas ruas da cidade, sendo obrigatório o uso em transporte público. Comércios e empresas em funcionamento deverão ainda fornecer máscaras aos funcionários e tornar obrigatória a entrada de clientes utilizando o item de proteção.
A prefeitura, inclusive, vem trabalhando para oferecer 40 mil máscaras para a população. O serviço está sendo feito pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio de costureiras do município.