quinta-feira, 9 julho 2020

Suzano intensifica fiscalização sobre uso obrigatório de máscaras no transporte público

A Prefeitura de Suzano iniciou a fiscalização do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel no interior de ônibus e vans do transporte público, conforme determina o decreto municipal nº 9.432/2020. Nesta sexta-feira (24), as equipes de fiscalização passaram por pontos de parada e pelo Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a pasta, cerca de 80% dos passageiros estão obedecendo a determinação.

As linhas municipais contam com 120 ônibus regulares e 147 vans do sistema complementar. Se motoristas, cobradores, auxiliares e outros funcionários forem flagrados descumprindo o decreto, a concessionária Radial Transporte e os permissionários da CooperSuzan poderão sofrer penalidade com multa no valor de 300 Unidades Fiscais (UFs) do município, ou seja, R$ 1.041. A mesma regra vale para os táxis. Atualmente, há 153 taxistas registrados na cidade.

Nos últimos dias surgiram denúncias de passageiros que se depararam com funcionários e usuários sem qualquer proteção no rosto. Como as informações são muito recentes, por enquanto, as equipes estão apenas orientando a todos sobre a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de proteção. Vale ressaltar ainda que os coletivos já estão com cartazes fixados com as instruções sobre o decreto municipal nº 9.458/2020, que acrescenta a determinação ao decreto municipal nº 9.432/2020, sobre as medidas de prevenção ao contágio pela covid-19.

Denúncias em relação ao descumprimento da utilização das máscaras e da disponibilidade de álcool em gel em ônibus, vans e táxis podem ser feitas na Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana pelo telefone (11) 4746-1166, das 8 às 17 horas.