sexta-feira, 30 outubro 2020

Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi completa 41 anos de idade nesta terça-feira (09)

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, completa 41 anos de idade nesta terça-feira (09).
Antes de ser político, foi engenheiro da empresa Vivo, também trabalhou em um colégio particular de sua família, em Suzano.
Eleito pela primeira vez a um cargo eletivo (prefeito) em 2016, foi o mais votado da história da cidade.
Ashiuchi teve de enfrentar duas duras crises na cidade, durante sua gestão: o massacre da Escola Raul Brasil e a pandemia do coronavírus (covid-19).
Mesmo com os desafios, o prefeito vem conquistando avanços no município e entregando obras.

Antes de ingressar na política, Ashiuchi cursou Engenharia de Controle de Automação, na Universidade Braz Cubas (UBC), MBA em Gestão Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e pós-graduação em Gestão Pública.

Trabalhou durante anos no Departamento de Engenharia da Telefônica e administrou o Colégio Integrado Lumbini, de propriedade de sua família, como diretor.

Começou a participar da política suzanense apenas no ano de 2004, mas só foi candidato (ao cargo de vereador) pela primeira vez em 2007.
No mesmo ano, foi escolhido para presidir o PSL (Partido Social Liberal) em Suzano.
Dois anos depois, com 29 anos, foi convidado para compor a Executiva Estadual da legenda, como secretário. Na época, foi considerado o mais jovem a desempenhar a função nas fileiras da agremiação no Brasil.

Em 2008, tentou uma cadeira no Poder Legislativo suzanense. Teve 1.491 votos, conquistando a suplência.
Por duas oportunidades, temporariamente, assumiu o cargo de vereador em Suzano.

Em 2010, candidatou-se a deputado estadual, alcançando a marca de 11,4 mil votos. Dois anos depois, foi candidato a vice-prefeito do município suzanense. Em 2014, disputou para deputado estadual, sendo que 24 mil eleitores confiaram o voto ao empresário.

Ashiuchi atuou entre 2012 e 2016 na Diretoria-Executiva da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.

Em 2 de outubro de 2016, liderou o primeiro turno das eleições municipais de Suzano ao receber 43.989 votos e se credenciou para disputar o segundo turno do pleito, realizada pela primeira vez na cidade.
Rodrigo Ashiuchi venceu as eleições em 30 de outubro de 2016, contabilizando 82.912 votos, alcançando o patamar de prefeito mais bem votado da história da cidade.

É casado com Larissa Antoniassi dos Santos Ashiuchi. Conheceu sua esposa quando trabalhava na empresa Vivo.